quinta-feira, 27 de maio de 2010

Telefonámos a outra das netas dela para dar os parabéns. Falei e passei-lhe o telefone: "Toma avó, a S. faz anos. Dá-lhe os parabéns!". Ela até deu, mas sempre com um ar confuso de quem não sabia com quem estava a falar. Quando desligámos perguntou-me quem era a S. que fazia anos.
Aproveitei a deixa para fazer uma revisão de toda a família. Ela ainda reconhece toda a gente e sabe os nomes, mas quando as pessoas estão à frente dela, ou em fotografias. Assim por evocação foi mais difícil... Perguntei-lhe por todos os seus irmãos, se eram casados, se tinham filhos, os nomes de todos... Fui dando pistas para que chegasse às respostas que não soube dizer...
Chamou-me chata umas quantas vezes, mas expliquei-lhe que era para treinar a cabeça dela. De vez em quando respondia "Mas tu não sabes?!", explicava-lhe que o que queria era que ela se lembrasse. E lá ia respondendo...
Às tantas, num momento de pausa, levanta-se e anuncia "Vou-me mas é embora daqui, ó chata. Só perguntas!". E eu cedi; por agora chegava de treino... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário